O sucesso de uma clínica médica passa por diversos desafios que precisam ser vencidos.
Comum em todos os ramos de negócios, a dificuldade para atrair novos clientes tem se acentuado por causa do aumento da concorrência dentro da medicina profissional.
Porém, existem alguns fatores que podem determinar o sucesso ou o insucesso de um estabelecimento médico.
Um desses fatores é exatamente a localização da clínica, que é importante para a logística e o acesso dos pacientes ao local.
Ao longo deste artigo você vai entender um pouco mais sobre esse aspecto e outros detalhes que envolvem o sucesso de clínicas médicas.
Vale a pena continuar lendo!
O que leva uma pessoa a escolher determinada clínica?
Como foi dito anteriormente, atualmente há um grande acirramento no que diz respeito à busca por novos clientes para clínicas.
Por causa disso, é necessário observar com atenção detalhes que podem levar mais clientes a um estabelecimento no ramo.
Antes de aprofundar o assunto na importância da localização da clínica, que é um desses fatores, veja o que mais pode fazer um cliente/paciente escolher a sua clínica ao invés das concorrentes:
- Uma boa campanha de marketing digital;
- Um material promocional bem feito;
- Preços acessíveis e variadas formas de pagamento;
- Muitas especialidades médicas em um só lugar;
- Oferecimento de muitos tipos de serviços;
- Dentre outros.
Porque a clínica precisa ter uma boa localização?
A localização da clínica não apenas pode influenciar na escolha dos pacientes, como com certeza irá.
Muito mais do que o visto em outros tipos de estabelecimentos, uma boa localização é absolutamente imprescindível para clínicas médicas.
O espaço precisa estar em um ponto central da cidade, de fácil acesso e que tenha conexão com meios de transporte.
Em grandes cidades, o ideal é que as clínicas estejam localizadas a poucos metros de estações de metrô, pontos de ônibus, estações de BRT e etc.
Nem mesmo a expansão dos serviços de taxiamento por aplicativo muda esse fato.
Sobretudo se a clínica for especializada nas áreas pediátrica, oncológica ou geriátrica, a localização deve ser facilitada.
Acredite, muitos potenciais pacientes/clientes irão escolher uma clínica concorrente se a sua não estiver bem localizada.
O que é preciso além de estar bem localizado?
De nada adianta ter uma boa localização e atrair os clientes com boas campanhas de marketing se a sua clínica não puder atendê-los da forma correta.
Veja essas dicas para uma boa recepção aos clientes:
- Tenha um ambiente de espera limpo, organizado e bem mobiliado;
- Invista em equipamentos de ponta para os consultórios e outros ambientes;
- Faça treinamentos de atendimento com os atendentes da clínica;
- Não se esqueça de que o ambiente precisa fornecer conforto térmico, acústico e luminoso, além do visual, claro;
- Dentre outros pontos.
O ambiente preparado perfeitamente para receber o paciente é a “cereja do bolo” que fará ele voltar sempre que precisar.
Fale com especialistas em espaço físico para clínicas e consultórios!
Se você quer investir no que há de melhor em espaços médicos, o lugar certo é a Medclinic!
Esta organização oferece espaços para o chamado Coworking Médico, onde profissionais alugam espaços para atuação independente.
O profissional não precisa se preocupar com nada além do atendimento aos seus clientes.
E o melhor é que todos os espaços disponibilizados estão localizados no centro de São Paulo, na melhor localização possível.
Ficou interessado? Entre agora em contato e saiba mais!